Reviva a sabedoria ancestral com o Iskiate, uma bebida pré-colombiana, e descubra como esta receita simples pode trazer benefícios surpreendentes para a sua saúde e bem-estar nos dias de hoje.
A Magia do Iskiate
O Iskiate é um drink composto de água, chia, suco de limão e mel consumido pelos povos do deserto mexicano desde que a região fazia parte do império asteca.
Essa receita é um daqueles exemplos cujos benefícios foram validados pelo tempo e podem ser usufruídos até nos dias atuais.
Um caso de sucesso é o dos Rarámuris, também conhecidos como Tarahumara, povo indígena nativo do México que habita os desertos de Chihuahua e tem o Iskiate embebido na cultura e cotidiano.
Antes de expor os benefícios de cada ingrediente, assim como a história e relevância do drink para o povo que nasceu para correr, vamos direto ao ponto apresentar a receita e seu modo de preparo sugerido.
Vale ressaltar que a experimentação é incentivada para que cada um descubra a receita que melhor se adapta ao paladar ou necessidades do dia a dia!
LEIA MAIS:
– Alimentos que Causam Tristeza: A Gastronomia das Sombras
– Os 7 Melhores Médicos que Ninguém Pode Recusar
Como Preparar um copo de Iskiate?
- 250 mL de água
- 1 colher (sopa) de sementes de chia secas
- Suco de 1 limão espremido na hora
- 1 colher (sopa) de mel
Há inúmeras variações para o preparo do iskiate, seja variando a temperatura da água para incorporação do mel ou tempo de descanso para formação de gel das chias, mas a seguir apresento a maneira mais simples de preparo!
Ela consiste em, primeiramente, adicionar a chia na água. A hidratação das chias inicia uma reação em que as sementes (Salvia Hispanica) absorvem a água, formando um gel que auxilia no bom funcionamento intestinal.
As sementes de chia são ricas em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selênio, potássio e magnésio. São ainda uma boa fonte de proteínas, contendo todos os aminoácidos essenciais e fornecendo fibras solúveis e insolúveis.
Além disso, a chia é considerada uma das melhores fontes de ômega 3 e 6, proporcionando o balanço perfeito entre os dois, o que é considerado ideal para uma alimentação saudável.
A tendência é que as chias se unam, impedindo que o gel se forme de maneira homogênea, portanto recomenda-se mexer com uma colher após 5 minutos da inserção das chias na água.
Após 10 minutos as chias estão bem hidratadas e prontas para receberem o limão fresco e o mel, misture bem para dissolver o adoçante natural.
O drink está pronto para ser consumido! Algumas pessoas tomam em jejum, outras perto das refeições ou de treinos.
Essas diferenças serão abordadas em posts futuros, portanto, no momento, experimente e veja o que é melhor para você!
A Importância da Chia para os Astecas
Durante muitos séculos, as sementes de chia foram ingrediente fundamental na alimentação dos astecas e maias.
Antes da conquista da América, a chia era um alimento básico para as civilizações da América Central e do México e seu cultivo possivelmente foi o terceiro mais importante para os povos pré colombianos da região, atrás apenas do milho (Zea mays) e do feijão (Phaseolus vulgaris).
Como o iskiate fornece energia para aqueles “Nascidos para correr”?
Os Rarámuri são conhecidos por serem um povo que habita as regiões do deserto em Chihuahua que resistiram às invasões espanholas, tendo fugido a pé e encontrado abrigo no deserto, região de difícil acesso para os invasores.
Notavelmente, os Rarámuri se abrigavam em cavernas e possuíam o hábito de caçar animais na base da perseguição à pé da presa, levando-os à exaustão ao imprimir um ritmo de corrida suficiente para tirar as vítimas de seu conforto, que aliado ao calor do deserto, eleva a temperatura do corpo e faz com que gastem energia de maneira descontrolada, diferentemente dos caçadores, que são condicionados a esse esforço e capazes de manter a perseguição por horas e dezenas de quilômetros.
O hábito de correr é tão presente em suas vidas que praticam até em momentos de descontração, como é no caso da prática do rarajipari, um jogo de bola no qual competem após uma noite festiva, percorrendo uma distância pré acordada, que pode atingir uma centena de quilômetros atrás de uma bola através do deserto e seus canyons. Surreal!
Aplicando Conhecimentos Ancestrais nos dias Atuais
O Iskiate, assim como o Pinole (preparo à base de farinha de milho, chia, canela e mel) constituem parte significativa da alimentação de um povo que possui alta demanda de energia para as práticas cotidianas.
Essas receitas são multi centenárias, portanto seus benefícios foram comprovados pelo tempo, e além disso, tiveram sua segurança e eficácia testadas e comprovadas de maneira empírica.
Sabendo disso, essa é também uma oportunidade de nos conectarmos, através da comida, com esse conhecimento ancestral, assim, podemos levar para nosso dia a dia não somente os benefícios que o alimento trás, mas todas as reflexões que surgem quando investimos nosso tempo e atenção no preparo dessa “poção”, algo simples mas que pode trazer resultados!
Variações do Iskiate para Adaptá-lo às suas Necessidades
Uma possibilidade é incorporar um chá à mistura, eu, pessoalmente, preparo o iskate à base do chá mate para incluir mais energia ao drink! Além disso, poucas vezes adiciono o mel, preferindo ingerir sem adoçantes.
Outra variação de Iskiate pode ser feita ao incorporá-la em outra bebida, como no caso de um suco verde que contenha a essência do drink, levando chia e limão, por exemplo.
À medida que chegarem sugestões de variações, eu as adiciono aqui para aumentar a lista e inspirar mais receitas!
Conclusão
Por fim, gostaria de ressaltar o livro “Nascidos para correr” de Christopher McDougall, que inspirou a elaboração deste post, e que tem sua leitura fortemente recomendada para aqueles interessados, pois se aprofunda na história desse povo curioso e traz muitas reflexões e aprendizados sobre estilo de vida, alimentação e prática de exercícios físicos.
Sobre o autor
Veja também
15/02/2024 por Ricardo Gonz
Em 28 de dezembro de 2022, decidi mais uma vez tentar parar de consumir bebida alcoólica. Confesso que estava desacreditado…,09/02/2024 por Ricardo Gonz
Escalar em Arenales se mostrou uma experiência reveladora. No vale das Cordilheiras dos Andes, um ambiente livre de distrações e…,23/11/2023 por Ricardo Gonz
Você sabia que a tristeza, uma emoção complexa, pode ser influenciada por vários fatores, incluindo a dieta? Seja de forma…, ,13/11/2023 por Ricardo Gonz
A escalada não é apenas um esporte, é uma metafórica lição de vida que se apresenta a cada via, onde…