Descobrindo a escalada como ferramenta de aprimoramento interno

20/10/2023 por Ricardo Gonz

Autoconhecimento, Escalada

Quero contar para vocês como a escalada se tornou mais do que um esporte para mim: tornou-se um caminho de autodescoberta e transformação.

“Eu à esquerda, meditando antes da aula de escalada.”

O interesse pela escalada surgiu desde cedo em minha vida. Mas apesar de me impressionar, tinha a sensação de ser algo muito distante, e a vida, com suas rotinas, fez com que eu deixasse essa curiosidade em segundo plano. No entanto, tudo mudou quando a oportunidade de aprender em uma escola de escalada próxima a minha universidade em Florianópolis reacendeu a chama, há muito tempo adormecida.

Na primeira tentativa, percebi que manter o foco era um desafio. Foi aí que descobri algo surpreendente: a escalada não era só sobre força física, era uma dança entre corpo e mente que exigia respiração consciente, silêncio e intenção. 

“Eu à direita, de braços para trás, esperando a minha vez.”

No caminho de volta pra casa após aquela aula, uma revelação: o trajeto que fazia todos os dias parecia diferente. Sempre estive tão imerso em pensamentos que nunca realmente prestei atenção às coisas que haviam no caminho. E a partir da minha primeira interação com e meditação e a escalada, já adquiri uma nova perspectiva sobre as coisas.

Com o tempo, cada vez que enfrentava a parede de escalada, mais eu aprendia sobre mim. Os obstáculos, as limitações auto impostas e até os medos irreais tornavam-se visíveis, como desafios a serem compreendidos e endereçados.

A natureza só ampliou essa conexão. Cada aventura ao ar livre era uma aula sobre equilíbrio entre a ordem e o caos, como quando entramos no mar, e caminhando, chegamos no limite, ficando na ponta dos pés, quase flutuando.

¨Eu na natureza selvagem, celebrando a chegada no cume de uma via.¨

A escalada redefiniu minha vida. Me ajudou a encarar desafios administrando os riscos, melhorar interações e buscar relações mais profundas, sempre mantendo a conexão com minha essência.

Ainda estou no começo dessa jornada. Mas a escalada me mostrou um caminho repleto de aprendizados e novas amizades. Me fortalece, dá coragem e foco para enfrentar cada desafio com leveza e a mente sempre aberta.

E você? Já se aventurou na escalada ou aplicou seus ensinamentos em situações do dia a dia?

Ricardo Gonz

Ricardo tem a meditação, a escalada e o contato com a natureza como parte essencial da sua vida. É facilitador de meditações ativas e passivas em Florianópolis, entre elas Dynamic Meditation, Kundalini Meditation e Meditação Tibetana.

Por mais de 3 anos ministrou aulas de Climb Yoga, facilitando o processo de autoconhecimento de muitos alunos, através da prática da escalada, meditações e fundamentos do Yoga.

Sobre o autor

Ricardo tem a meditação, a escalada e o contato com a natureza como parte essencial da sua vida. É facilitador de meditações ativas e passivas em Florianópolis, entre elas Dynamic Meditation, Kundalini Meditation e Meditação Tibetana. Por mais de 3 anos ministrou aulas de Climb Yoga, facilitando o processo de autoconhecimento de muitos alunos, através da prática da escalada, meditações e fundamentos do Yoga.

Veja também